Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Liliuokalani, Rainha do Havaí, Primeira Monarca a se Tornar Mórmon

Rainha Liliuokalani foi batizada  n'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias  pelo Elder Abraham Fernandez em 07 de julho de 1906

Lili'uokalani, Rainha do Havaí, nasceu em Honolulu, Havaí, no dia 2 de setembro de 1838 e morreu em Honolulu, Havaí, 11 de novembro de 1917. Seu nome original era Lydia Kamaka'eha, também conhecida como Lydia Kamaka'eha Paki, escolhendo como nome real Lili'uokalani. Mais tarde teve o nome trocado paraLydia K. Dominis — foi a última monarca do Reino do Havaí.

A última rainha soberana do Havaí nasceu em 1838, em Honolulu. De acordo com as tradições havaianas da época, ela foi adotada no nascimento por Abner Paki e sua esposa, Konia (neta do Rei Kamehameha I). A infância de Liliuokalani foi passada com Bernice Pauahi, filha bológica dos Pakis.

Liliuokalani estudou na Escola Real e se tornou fluente em inglês.

Reinado
Em 16 de setembro de 1862, casou-se com John Owen Dominis, que se tornou Governador de Oahu e Maui. O casal não teve filhos; a herdeira do trono de Lili'uokalani era sua sobrinha Victoria Ka'iulani (18751899).

Lili'uokalani herdou o trono de seu irmão Kalākaua em 17 de janeiro de 1891. Logo após a sua ascensão ao poder, ela tentou promulgar uma nova constituição, já que a "Constituição da Baioneta" — assim apelidada porque havia sido assinada pelo monarca anterior sob pressão — limitava seu poder. Foi derrotada em 1893 por descendentes de norte-americanos que queriam que o reino passasse a formar os Estados Unidos da América, algo que finalmente conseguiram anos depois, quando a monarca abdicou ao trono para evitar enfrentamentos sangrentos.

Os empresários americanos que há anos investiam na produção açucareira estavam preocupados com os impostos cobrados pelo Reino do Havaí, por isso almejavam a anexação do território aos Estados Unidos, um grande mercado consumidor. Em 1893, o representante do governo norte-americano no Havaí, John L. Stevens, pediu que as tropas do U.S.S. Boston estabelecidas em terra protegessem os negócios e as propriedades dos norte-americanos. Sua Majestade foi deposta naquele ano, e foi estabelecido um governo provisório.

Derrota
O  presidente dos EUA, Grover Cleveland (1893-97), acreditava que a população havaiana estava do lado de sua monarca e que a deposição da rainha era ilegal. Por conta disso, em 16 de novembro de 1893, o governo ofereceu à rainha a restauração de seu trono se ela concedesse anistia a todos os envolvidos na deposição. Em um primeiro momento, a rainha se negou alegando que queria que os golpistas fossem punidos. Ante esta situação, o Presidente Cleveland levou a questão ao Congresso. Em 18 de dezembro de 1893 o ministro norte-americano Willis solicitou ao governo provisório que devolvesse o poder a Lili'uokalani, que se negou a fazê-lo. Em 4 de julho (alusão ao dia da independência dos EUA) de 1894, foi proclamada a República do Havaí e Sanford B. Dole, um dos primeiros defensores da república, nomeado presidente. O governo dos EUA logo reconheceu o novo país.

Abdicação
Lili'uokalani foi detida em 16 de janeiro de 1895 (vários dias após uma rebelião de Robert Wilcox) quando armas de fogo foram encontradas nos jardins de sua casa; fato do qual ela negou conhecimento. Por este motivo, foi sentenciada a cinco anos de trabalhos pesados na prisão e a uma multa de $5.000, mas as sentença foi comutada para prisão domiciliar no Palácio 'Iolani onde ficou presa até 1896. Após oito meses, ela abdicou ao trono em troca da soltura de seus aliados da prisão. 

Batismo n'A Igreja de jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias
A rainha Liliuokalani, enviou uma carta a Brigham Johnson, um ex-missionário das Ilhas Sandwich, em que ela expressava o amor para com os santos dos últimos dias (mórmons) e sua doutrina. A rainha já havia assistido várias reuniões da Igreja. Então a rainha foi batizada  n'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) pelo Elder Abraham Fernandez em 07 de julho de 1906. 
Fernandez havia se convertido na época da derrubada da monarquia havaiana em 1893, e  muitas famílias mórmons havaianas haviam lutado para manter a monarquia. Fernandez também havia servido no Conselho privado da Lili'uokalani. A Igreja mórmon foi uma alternativa saudável ao cristianismo calvinista, que foi associado com aqueles que derrubaram a monarquia. A rainha visitou Salt Lake por duas vezes. 

Ela então mudou-se para o palácio Washington Place, onde residiu de forma anônima até à sua morte em 1917 por complicações de um derrame cerebral. A esposa de Abraham Fernandez foi uma das poucas pessoas que podiam visitar a rainha. O Território do Havaí foi anexado aos Estados Unidos em 1898.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails