Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Musical "The Book of Mormon" grande vencedor do Tony Awards 2011, e daí?

Por Murilo Vicente

Todos os jornais e sites de notícias da net desta segunda-feira estampam em suas páginas de entretenimento a manchete "The Book of Mormon é o grande vencedor do Tony Awards com 9 premiações".

mormons-FE01-vlE o que isso tem haver com os mórmons? Analisemos...

Os idealizadores do musical é Trey Parker e Matt Stone, dois dramaturgos que estrearam na Broadway e são mais conhecidos por seus desenhos atrevidos de "South Park", inclusive já satirizaram os mórmons em um de seus episódios do desenho. Eles realmente não tem nenhum pudor ou respeito por qualquer coisa. 

Ao receber o prêmio de melhor musical, Parker agradeceu ao tradutor do verdadeiro "Livro de Mórmon", o falecido, Joseph Smith, considerado restaurador da Igreja de Jesus Cristo pelos mórmons.

- Você fez isso, Joseph! Você tem o Tony! - disse Parker num tom irônico, olhando para o céu e segurando seu prêmio.

No Livro "Pérola de Grande Valor" em Joseph Smith História, versículo 33 diz: "Chamou-me pelo nome (Joseph Smith) e disse-me que era um mensageiro enviado a mim da presença de Deus e que seu nome era Morôni; que Deus tinha uma obra a ser executada por mim; e que meu nome seria considerado bom e mau entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se falaria bem e mal de meu nome."

A conclusão é de que Joseph Smith realmente era um profeta de Deus e Moroni prenunciou até mesmo as palavras irônicas de Parker, quase duzentos anos depois.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez a seguinte declaração sobre o musical, no início do ano: "A produção pode tentar entreter o público por uma noite, mas O Livro de Mórmon, como um volume de escrituras, mudará a vida das pessoas para sempre, ao aproximá-las de Cristo."

A realidade é que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem crescido o suficiente para provocar a criatividade dos críticos e humoristas. A Igreja SUD hoje é uma realidade viva entre os moradores desta terra. Muitas pessoas sabem sobre os mórmons e através das críticas evasivas advém também buscas por esclarecimentos e divulgação da Igreja de Jesus Cristo. A Igreja tem hoje mais de 14 milhões de membros. No último ano foram mais de 270 mil conversos à religião. A Igreja SUD tem mais de 50 mil missionários de proselitismo e mais de 20 mil missionários de serviço. 

A mídia televisiva e cinematográfica tem criados muitas sátiras e produções criticando os mórmons ou até mesmo "ficcionando" erroneamente o mormonismo. Além do episódio de South Park, vieram a série "Big Love", o filme "September Dawn" (Setembro Negro em Português), entre outros episódios de séries americanas. Às vezes, algumas das produções Hollywoodianas são precisas historicamente, outras vezes as imagens passadas são extremamente falsas e fazem chacotas com os esteriótipos. Ocasionalmente são de muito mal gosto e possuem mensagens políticas subliminares. Recentemente a revista Newsweek fez uma sátira de Mitt Romney e a produção da Broadway "The Book of Mormon" em sua capa, com a manchete: "O Momento Mórmon", entretanto o conteúdo da revista não foi agressivo. 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não tem se manifestado em forma de boicotes, entretanto muitos membros da Igreja se organizaram para não darem audiência para algumas produções.

Agora a Igreja é alvo ainda maior da mídia, pois possui dois pré-candidatos republicanos à Presidência da nação mais rica do mundo, os EUA (Mitt Romney e John Huntsman). O líder democrata do Senado Americano, Harry Reid, é mórmon também. Além disso, muitos dos grande homens de negócios mórmons tem se destacado no mundo, como David Neeleman, Kevin Rollins, Gary Crittenden, Clayton Christensen, Carlos Wizard, Francisco Valim, J.W. "Bill" Marriott Jr. dentre muitos outros grandes nomes dos negócios. No mundo da literatura destacam-se os produtores de Best-Sellers Stephenie Meyer, Orson Scott Card e Stephen R. Covey. A Igreja ainda participou da polêmica campanha da Proposição 8 na Califórnia, onde saiu vencedora, declarando o casamento como união entre homem e mulher. No mundo dos esportes Peter Vidmar, um ex-atleta olímpico, foi convidado recentemente para presidir a comitiva americana nos próximos jogos olímpicos, entretanto renunciou ao cargo depois de represálias de grupos GBLT que não gostaram de sua posição contra o casamento homossexual. São muitos exemplos de mórmons influentes que amam o Salvador e apresentam suas crenças como modelo ideal de vida feliz e, naturalmente, isso incomoda a muitos.

Além de tudo isso a Igreja Mórmon possui o famigerado Coro do Tabernáculo Mórmon, o maior acervo Genealógico do mundo, o maior programa de Auxílio Humanitário, seus famosos templos no mundo todo, um dos maiores sistemas de Bem-estar e auxílio aos membros, dentre outros.

Aguardemos então! Muitos que nunca ouviram falar dos Mórmons, ao ver estas produções da Broadway ou Hollywood, procurarão saber mais; pesquisarão os sites da Igreja, visitarão capelas, receberão os missionários, serão batizados. Outros não darão importância. Outros que já não gostavam mesmo dos mórmons, continuarão não gostando, ou simpatizarão com a doutrina. A realidade é que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continuará crescendo e encantando o mundo com o modelo de vida feliz, onde as famílias podem ser eternas e os homens podem ser muito melhores ao seguir o exemplo perfeito do Salvador da humanidade, o Senhor Jesus Cristo.

3 comentários:

  1. O Salvador está conosco, e quando essas coisas acontecem, eu passo a ter ainda mais forte dentro de mim a veracidade do evangelho (:

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu comentário sobre este assunto..estava mesmo procurando um site em português que pudesse esclarecer melhor esse musical!

    ResponderExcluir
  3. O melhor artigo sobre esse musical que já li. O Senhor já sabia oq estaria por vir e preparou Joseph. Nós também devemos estar preparados... Levantemos todos!! E apesar da chacotas e comentários pejorativos, seguremos firme à barra de ferro!!

    Obrigada pelo post. Estou encaminhando a muitas pessoas!!

    Um abraço,
    Melissa Jacoboski.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails